site design templates

PEDRO & INÊS


Mobirise

 
   SOBRE O ESPETÁCULO


“Pedro e Inês” é a história de um amor que desafia as convenções de uma época, disputas de poder, um trono em perigo, traições e morte. 
Um musical que incorpora dança contemporânea, músicas originais, escritas para contar esta história e um texto com sonoridade poética na língua Portuguesa. Pedro e Inês é um episódio trágico que já foi inspiração para grandes nomes da literatura, como Camões. Personagem “convidada” para continuar a contar esta história. O grande e eterno poeta português, Luís Vaz de Camões, é então o narrador desta famosa história.
A dramaturgia teve várias fontes de inspiração, onde pudemos "beber" e absorver toda a lenda, para assim, chegar aos quadros que encontramos no espetáculo.
Seis incríveis intérpretes dão corpo e voz a todas as personagens deste espetáculo, conseguindo assim criar um coro Breschtiano: O coro que representa todos os que censuravam a relação e que acabaram por "matar" Inês de Castro.
Uma cenografia encantadora, inspirada na arquitetura da época e no ambiente que serviu de cenário a este amor, a Quinta das Lágrimas. O cenário representa um templo em ruínas, onde nelas perduram os amores de Pedro e Inês.
"Pedro & Inês" um apaixonante musical que irá emocionar o público, prometendo também momentos de diversão assim como uma reflexão sobre a mensagem da obra. Um espetáculo sobre um amor que transpôs os séculos e, que nos dias de hoje, continua a fazer-nos refletir.

Mobirise

SINOPSE


Era uma vez um príncipe português que se casou com uma nobre castelhana. O príncipe chamava-se Pedro e era filho de D. Afonso IV, O Bravo. A noiva, D. Constança, era descendente de famílias de grandes magnatas de Castela. Casaram em 1339 e, se a história ficasse por aqui, não teria entrado em cena outra das suas personagens principais: Inês de Castro. Inês, galega, dama de companhia de D. Constança, era lindíssima e cedo D. Pedro por ela se encantou. Uma paixão tão comentada quanto mal-aceite pelo povo e por El Rei D. Afonso IV. Após a morte de Constança durante o parto, Pedro e Inês puderam finalmente assumir o seu amor. Com o passar do tempo, a preocupação crescente sobre o futuro do trono de Portugal motivou uma grande revolta em D. Afonso IV, que repudiava tão fortemente a relação que ordenou o assassínio de Inês, sem piedade. A morte da sua amada deixou Pedro devastado e enraivecido e nunca desculpou o pai pelo seu ato bárbaro. Louco de dor, prometeu vingança. Quando finalmente assumiu a coroa em 1357, D. Pedro prendeu e matou os assassinos de Inês, arrancando-lhes do peito o coração. Afirmando que se haviam casado, secretamente, desenterrou o corpo de D. Inês, vestiu- a com um belo vestido branco, sentou-a no trono e, perante todo o povo português, aclamou-a Rainha de Portugal, obrigando os nobres a beijar a mão da sua amada.

Assim é a história de um amor que não tem fim. Este trágico romance comove- nos ainda hoje pela dolorosa paixão que os uniu; e pela força do ódio e do conflito de interesses que os dividiu. Arrebata-nos pela transcendência de uma união que perdurou para além da morte. "Quem pode mandar no coração?! Poderá alguém ser culpabilizado por amar? O amor também pode ser um cruel engano. Pode transformar o fogo em cinzas, pode cegar, pode matar. A culpa é do amor."

“Pedro & Inês - O Musical”, um espetáculo encantador onde o passado e o futuro se unem para que nos encontremos aqui.


CLASSIFICAÇÃO M/12 
DURAÇÃO 75 Min

FICHA TÉCNICA


A partir da lenda de D. Inês de Castro

Adaptação e Encenação Filipe Lima e Teresa Roxo

Música Original Ricardo Grácio, Hherbert Kretzmer, Duncan Sheik, Pedro Antunes, entre outros

Direção Artística Clara Carvalho e Filipe Lima
Produção, Administração e Promoção Filipe Lima e Teresa Roxo
Interpretação Beatriz Nogueira, Clara Carvalho, Diogo Carvalho, Filipe Lima, Luís Esteves e Teresa Roxo
Letra e Direção Musical Filipe Lima e Luís Esteves
Vídeo Filipe Lima e Tiago Cerveira
Coreografia Clara Carvalho
Operação de Som e Luz Luísa Duarte
Maquilhagem Daniela Claro
Cenário Beatriz Nogueira, Filipe Lima, Luísa Duarte e Teresa Roxo
Figurinos Filipe Lima, Maria Claro e Teatro Loucomotiva
Fotografia João Figueiredo
Cartaz Filipe Lima
Agradecimentos Teatro Loucomotiva, Centro Beira Mondego, Quinta das Lágrimas, António Ferreira, Município de Montemor-o-velho, António Queijo, Rosa Simões, Manuela Mendes, Ivânia Monteiro, Rafael Cid, Luís Pedro Madeira, Catarina Costa (Juvena)

© 2022 ADN DE PALCO - Todos os direitos reservados.